quinta-feira, 11 de junho de 2015

Famíli_aler+


Aproximamo-nos das férias, sinónimo de praia, mar… Tempo de descanso, divertimento que

passa também pela leitura. Na última publicação deste ano letivo, deixamo-vos algumas

sugestões de leitura relacionadas com o mar e praia, a pensar em todas as idades.

Começamos pelo livro “Mar: Atividário”, de Ricardo Henriques e André Letria, um dicionário

com um conjunto de atividades a propósito do mar.

Recomendamos também dois álbuns de imagens que nos levam até à beira-mar: “Onda”, de

Suzi Lee e “Um dia na praia”, de Bernardo Carvalho.

Para os mais pequenitos  ficam duas sugestões que certamente os encantarão. A diversão é

garantida com “A Bruxa Mimi vai à praia”, de Valerie Thomas e Korky Paule . E também um

livro que, de forma bem disposta, levará os mais novos a pensar em questões ecológicas: “O

dia em que  mar desapareceu”, de José Fanha.

Um clássico para todas as idades, “A Menina do mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen,

um belo conto sobre uma menina muito especial…

Para os mais crescidos recomendamos as “Lendas do mar”, de José Jorge Letria e “O Guarda da

praia”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, este último a pensar nos adolescentes.

E por este ano a Equipa das Bibliotecas Escolares despede-se. Desejamos a todos  umas boas

férias aLer+!

domingo, 7 de junho de 2015

A troca misteriosa - 3.ª e última parte

O momento chegou nessa manhã cinzenta. Lançando apenas duas gotas da poção em cada um dos rios, Vandolesca conseguiu lançar a destruição no Reino. Assim que as gotas tocaram na água, esta mudou de cor, transformou-se num líquido pastoso, cinzento esverdeado que parecia fumegar, de onde saía um cheiro pestilento, como se fosse um pântano…
O objetivo da bruxa era afastar o príncipe do castelo durante algum tempo, para que ela própria tivesse a oportunidade de fazer mal à princesa. E o plano era diabólico: a bruxa transformou-se de novo no morcego e voou mais rápida que a própria luz em direção ao castelo. Entrou por uma das janelas e surpreendeu a princesa, lançando-lhe um terrível feitiço: a bruxa Vandolesca e a princesa trocaram os seus corpos, fazendo com que a bruxa Vandolesca voltasse a ser uma bela mulher e a atraente princesa uma figura horrível.
Com a ajuda do mágico cristal, o príncipe conseguiu purificar as águas contaminadas e regressou ao castelo o mais rapidamente possível, pressentindo que o mais grave poderia ter acontecido…
Ao ver, lado a lado, a “princesa” e a “bruxa”, Adalberto não hesitou e gritou com quantas forças tinha para que os guardas reais aparecessem e prendessem a “bruxa” nas masmorras parta todo o sempre!
O príncipe correu para a sua amada, abraçando-a com ternura, com a sensação que, afinal, tudo estava bem…
Com o decorrer da noite, Adalberto estranhou o silêncio da “princesa”. Só gestos e sorrisos nervosos, mas palavras… nem vê-las… O feitiço mágico era forte mas não era perfeito… permitia que a bruxa e a princesa trocassem a sua forma mas não a sua voz…
Em segredo, o príncipe pediu aos cozinheiros do castelo que preparassem o prato preferido da princesa (perna de javali com castanhas). Qual foi o seu espanto, quando a “princesa” esboçou um gesto desagradável ao sentir o gosto daquela carne. Mas o cansaço do príncipe era tanto, pelas aventuras que tinha vivido ao longo do dia, que apesar de achar que alguma coisa estava mal não conseguiu perceber o que realmente se estava a passar.
Entretanto, nas masmorras, a pobre “bruxa” não parava de chorar, tendo atraído à janela uma bela pomba branca que a observava atentamente. Este animal pertencia ao feiticeiro do reino que a tinha ensinado a comunicar com humanos. Aniel pressentiu que talvez esta fosse a solução do seu problema, transformou-se em sereia e contou-lhe tudo o que se tinha passado. A pomba branca, que tinha como grande missão, trazer a paz ao reino, foi a voar rapidamente pelos largos corredores do castelo, contar toda a verdade ao príncipe Adalberto. Assim, que a pomba apareceu ao príncipe e lhe disse o que a princesa lhe tinha contado, ficou angustiado por não ter percebido antes o silêncio da “princesa” e a cara estranha ao sentir o gosto do javali, supostamente a sua carne favorita. Mas não havia tempo a perder, pois a impostora estava no quarto ao lado e poderia ter ouvido toda a conversa. Correu para a sua bolsa e alcançou o cristal mágico, esfregando-o com força para ter direito ao seu último desejo. Mais uma vez, não teve dúvidas no desejo a pedir, precisava que a sua amada e a bruxa trocassem de novo a sua aparência física e de lugar, o que fez com a verdadeira bruxa aparecesse nas masmorras do castelo e a bela princesa de novo nos seus aposentos.
A vida no reino retomou a sua normalidade e esta história passou a ser contada de boca em boca até aos dias de hoje. E nós esperamos que também tu que a ouviste ou leste possas conta-la aos teus amigos.
Se algum dia encontrares o cristal mágico, pensa bem no que podes concretizar, mas lembra-te que só tens três desejos.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

A troca misteriosa - 2.ª parte

Mal tocou o solo, o morcego transformou-se numa figura horrível, com os cabelos em forma de minhocas, um nariz longo e afiado e uns dentes horríveis… O morcego assustador era, afinal, a célebre bruxa Vandolesca, que desde há muito mostrava o seu ódio pelos príncipes e pelo feliz Reino. Nas mãos trazia um frasco com uma poção para contaminar as águas dos rios e, assim, destruir a vida do Reino e dos seus habitantes.
Aproveitando a fraqueza do príncipe, a bruxa preparava-se então para mostrar todo o seu ódio. Um ódio antigo, que começou quando Vandolesca era também uma jovem atraente, irmã de Aniel. Ambas eram as jovens mais belas do Reino e essa fama depressa se espalhou pelos outros reinos. Adalberto foi dos primeiros a chegar e desde logo se apaixonou por Aniel. Vandolesca nem conseguia acreditar… Sentiu-se ultrapassada pela irmã. O ciúme e o ódio dominaram então os sentimentos de Vandolesca, que se afastou para a floresta encantada, que, com o seu poder mágico, fez com que os todos os sentimentos negativos da princesa Vandolesca a consumissem e a transformassem numa bruxa horrível.

terça-feira, 2 de junho de 2015

A troca misteriosa - 1.ª parte

No tempo dos castelos, um príncipe e uma princesa viviam num belo palácio, perto de uma floresta encantada, com árvores muito belas, rios de água limpinha e serena, atravessados por pontes de pedra. Os habitantes dedicavam-se à agricultura, à criação de animais e à pesca. Todos viviam em paz. O Reino era conhecido pelos seus campos floridos.
O príncipe Adalberto era um extraordinário cavaleiro e a princesa Aniel era uma jovem de rara beleza, que por vezes se transformava em sereia, usando esse dom para falar com os animais e todas as espécies da Natureza.
Numa manhã cinzenta de inverno, numa das suas caminhadas, o príncipe tropeçou numa pedra e caiu num poço muito fundo e perigoso. Com todas as suas forças ele lutou para chegar à superfície. Mas não conseguia…o poço era, realmente, muito fundo.
Já sem forças e quase a afogar-se, viu uma luz muito brilhante na água. A curiosidade venceu o cansaço. Inspirou todo o ar que conseguiu e mergulhou. Aquele brilho vinha de um cristal mágico que, uma vez tocado pelo príncipe, de imediato fez aparecer uma corda, que serviu para que Adalberto se salvasse. Este seria o primeiro de três desejos que o cristal concedia a quem o encontrasse.
Já fora do poço, e quando parecia que tudo ia acabar bem, eis que surge das nuvens um morcego de asas enormes. Dirigia-se a grande velocidade para o príncipe, que respirava ainda com dificuldade, com o coração a bater a toda a força… A aflição tinha sido grande. Mas agora vinha nova ameaça…

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Crianças escritoras

Olá amiguinhos!
No dia da criança, todas as turmas passaram pela nossa biblioteca. A atividade que propusemos foi que todos juntos escrevêssemos uma história em conjunto e saiu muito gira.

Ao longo desta semana, iremos contar tudo. Não percam!