quarta-feira, 30 de novembro de 2016

EB1/JI de Santo Estêvão das Galés assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A passagem do filme "Cuerdas", com os comentários da professora Madalena Menezes e do professor bibliotecário Mário Gomes, foi a iniciativa que, na EB 1/JI de Santo Estêvão das Galés, assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora anualmente a 3 de dezembro. "Cuerdas" é um curta-metragem de animação e foi escrito e dirigido por Pedro Solís García em 2013. Recebeu o Prémio Goya de melhor curta-metragem de animação em 2014. Tem merecido os maiores elogios na net.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adoptada na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, no dia 13 de dezembro de 2006, foi alvo de intensos trabalhos e negociação por um período de 5 anos, tendo já sido aprovada por cerca de 130 países.
Trata-se de um marco histórico, representando um importante instrumento legal no reconhecimento e promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência e na proibição da discriminação contra as estas pessoas em todas as áreas da vida. 
Simultaneamente à proibição da discriminação, a Convenção responsabiliza toda a sociedade na criação de condições que garantam os direitos fundamentais das pessoas com deficiência.

Em 2016 o tema específico das comemorações é "Alcançando 17 metas para o futuro que queremos", que chama atenção para os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Em Portugal diferentes instituições realizam atividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, convívios, jornadas desportivas, colóquios e outras ações. Sensibilizar a população para a importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade, é o grande desafio deste Dia Internacional. Pelo nosso lado, apetece acrescentar : vamos fazer desse desafio uma aposta para todos os dias do ano!  / Professor Paulo Oliveira



quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Exposição de marcadores provenientes da Croácia

Já chegaram a Sto. Estêvão das Galés os marcadores de livros produzidos pelos alunos da escola croata que se associou ao Ventoinhas, no projeto de intercâmbio de marcadores 2016 (a propósito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares).
Trata-se de 24 trabalhos muito diversificados, onde não faltam elementos como o halloween, as bandeiras de Portugal e da Croácia e a camisola 7 de Cristiano Ronaldo.
Os marcadores de livros deram origem a uma exposição, que pode ser visitada na biblioteca escolar.


A magia de Richard Towers em Santo Estêvão das Galés


A fantasia, a animação, a criatividade e a música deram as mãos e transformaram a biblioteca "O Ventoinhas" num espaço de alegria. Richard Towers trouxe à nossa escola de Santo Estêvão (23 de novembro) "As Aventuras de Gururock e a sua Banda - A Sinfonia do Tempo", o livro-relógio que continua a encantar crianças e adultos.
Com o auxílio da sua (inseparável) guitarra elétrica, e sempre com uma extraordinária capacidade do comunicação e interação com o auditório (neste caso constituído pelos alunos da sala verde e da sala e azul e do 1.º ano de escolaridade), Richard Towers contou essa aventura vibrante que é a "Sinfonia do Tempo", em que Beethoven é o herói da história juntamente com a banda.
Todos gostaram e no ar ficou uma garantia: Richard Towers voltará!
Recorde-se que nos passados dias 21 e 22 decorreu nesta escola uma feira do livro que teve excelente acolhimento da parte da  comunidade educativa. / Professor Paulo Oliveira

 

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

"Água, esse bem precioso!"

A equipa da biblioteca escolar "O Ventoinhas" entregou aos professores das turmas do 1.º Ciclo da EB1/JI de Santo Estêvão das Galés o primeiro de um conjunto de textos, subordinado ao tema "Água, esse bem precioso!". O objetivo é reunir, ao longo do ano letivo, um dossiê com textos simples, diversificados e que sejam úteis para a dinâmica da sala de aula. O primeiro é da autoria de Mariana Araguaia, bióloga, especialista em Educação Ambiental e membro da Equipa Kids. / Professor Paulo Oliveira


Encontro com o autor Richard Towers

É já na quarta-feira, dia 23/novembro, que as crianças do jardim-de-infância e os alunos do 1.º ano vão receber a visita do autor Richard Towers, para a apresentação do seu livro "A Sinfonia do Tempo"


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

2016 Bookmark Exchange Project

Através do skype, a turma (4.º AS), da professora Clorinda, esteve à conversa, ao vivo, com os alunos da Escola "OŠ "Josip Kozarac" Slavonski Šamac", da Croácia, parceiros do 2016 Bookmark Exchange Project. Uma atividade que resultou da articulação da equipa de Biblioteca Escolar, professora da turma e docente de inglês.
Recorde-se que este projeto possibilitou a troca de marcadores de livros entre essa escola da Croácia  e a EB1/JI de Santo Estêvão das Galés.A internet teve algumas falhas, mas o diálogo - marcado pela simpatia, pela boa disposição e pela vontade de conhecer as duas realidades - foi possível, recorrendo mesmo a frases em papel (em inglês!).Para ver a galeria de fotografias, disponíveis no sítio da Escola parceira, clique aqui. Professor Paulo Oliveira




Festa do Livro regressa a S. Estêvão das Galés

A festa do livro regressa à EB1/JI de Santo Estêvão das Galés. Uma oferta diversificada de temas está assegurada na feira do livro, a realizar nos dias 21 e 22 (segunda e terça-feira), com várias editoras representadas. Os alunos passaram a palavra nas respetivas famílias e, à semelhança das edições anteriores, espera-se uma boa afluência da comunidade educativa.
A feira, que garante preços atrativos,  funciona entre as 10h00 e as 17h30 e, naturalmente, conta com o apoio dos professores em serviço na biblioteca desta escola do nosso Agrupamento. / Professor Paulo Oliveira


terça-feira, 15 de novembro de 2016

Mãe e escritora conta "O Sonho do João"

Olívia Costa, mãe de um dos alunos do Jardim de Infância de Santo Estêvão das Galés, esteve na manhã desta terça-feira, 15 de novembro, nesta EB1/JI do nosso Agrupamento, para apresentar "O Sonho do João". Trata-se do primeiro livro infantil da autora (edição Alfarroba), acompanhada neste interessante projeto pela ilustradora Elsa Martins. Além de ouvirem a história, os alunos participaram ainda numa atividade a propósito do "Sonho do João". Ficamos a aguardar os próximos trabalhos de Olívia Costa./ Prof. Paulo Oliveira


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Sala Azul e Sala Verde ouviram história na biblioteca

Os meninos e as meninas da Sala Verde e da Sala Azul regressaram à biblioteca “O Ventoinhas”, nesta manhã de 7 de novembro. 
O professor bibliotecário, Mário Gomes,com a colaboração das educadoras Maria João Nogueira e Sandra Araújo, leu a história “Tino Tonto” (texto de Patacrua, com ilustrações de Evelyn Daviddi).
As duas turmas gostaram e responderam a várias perguntas, evidenciando, assim, a sua atenção e interesse por esta atividade.
E no fim, ficou o desafio: os meninos e as meninas vão agora contar a história do Tino Tonto às suas famílias! / Prof. Paulo Oliveira


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Martim, Beatriz, Rita e Keven são alguns dos alunos mais empenhados na leitura. Figuram nos primeiros lugares do nosso ranking de requisições, no mês de outubro.
"Os Três Bandidos", de Tomi Ungerer, foi o título mais solicitado.
A dinâmica continua e a nossa lista de leitores, para novembro, promete!