quinta-feira, 8 de junho de 2017

“Contos Terra a Terra II”: sessão animada em Santo Estêvão das Galés

Sete das 25 utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro  (uma das senhoras, a Dona Francelina, com a bonita idade de 98 anos!), participaram no encontro, que se transformou também em convívio, com alunos da EB1/JI de Santo Estêvão das Galés, realizado na manhã de 7 de junho (quarta-feira), em instalações gentilmente cedidas pela autarquia local.
A turma da professora Margarida (20 alunos do 3º ano de escolaridade) leu passagens de um texto dedicado à comemoração dos 300 anos do lançamento da primeira pedra da basílica do Palácio Nacional de Mafra. Em foco esteve a lenda sobre uma “sala de tortura” que ali terá existido.
Recorde-se que, em breve, será produzida uma segunda edição do livro “Contos Terra a Terra”, projeto da Câmara Municipal de Mafra e das Freguesias e Uniões das Freguesias do concelho, em articulação com a rede das Bibliotecas Escolares de Mafra, que pretende valorizar e preservar o património cultural imaterial local.
Na sessão realizada em Santo Estêvão das Galés ´também estiveram presentes representantes da União de Freguesias (Maria João Baptista) e da SCMVP (Joana Baptista) e os professores do Agrupamento, Mário Gomes e Paulo Oliveira.
Além das leituras feitas pelos alunos, a sessão teve também como pontos altos os testemunhos de vida e de trabalho das senhoras presentes, um momento de poesia e alguns cânticos em que a professora Margarida revelou os seus dotes vocais.
Professor Paulo Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário