segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Dia da Biblioteca Escolar


fotos: profª Teresa Santos

Hoje, dia 24, e um pouco por todas as escolas do país, celebra-se a importância das BE, em ligação ao mote do Mês Internacional das Bibliotecas, "Ler para a paz e harmonia globais". A diretora do AEVP, professora Filipa Carvalho, quis assinalar a data com a habitual mensagem dirigida a todos os alunos:


Estamos mais uma vez a celebrar a vida das bibliotecas escolares, e que vida!

As nossas bibliotecas são espaços de paz e harmonia, os desentendimentos e guerras que existem são só entre as páginas, dentro dos livros, nas imensas prateleiras e, na maior parte das vezes, as histórias acabam sempre bem!

As nossas bibliotecas são os ginásios do cérebro, em vez de máquinas, halteres, colchões ou outras coisas mais para fazeres exercício físico, tens livros e outros recursos para que os teus neurónios não percam a força e energia.

A verdade é que a leitura permite-te viajar e ser transportado para mundos maravilhosos nos quais encontrarás tesouros, romances, batalhas e muitas  histórias de amor, amizade e partilha. Vem ler connosco, visita uma das nossas bibliotecas, serás sempre recebido com um sorriso e garantimos-te momentos agradáveis em paz  e harmonia.

foto: profª Sónia Pires

Na EB de Santo Estêvão das Galés começámos o dia com todos reunidos no átrio da escola, para o Ventoinhas e a Ventina entregarem um diploma de "Melhor Leitor" à Soraia M., do 3.ºAS, pelo facto de ter sido a aluna que mais livros requisitou no ano passado. Esta nossa leitora recebeu ainda um livro, um calendário e um caderninho do Plano Nacional de Leitura. Sabemos que não vai parar de ler e que nos vai ajudar a promover a leitura junto dos colegas! 

cartaz: profª Isabel Alves
Nesse momento de união e de aplauso em volta da leitura, a coordenadora de estabelecimento, professora Teresa Santos, lembrou a Pausa de Leitura de 15 minutos, iniciativa da equipa das BE do agrupamento, dedicada à paz e harmonia e, nas suas palavras, a todos os meninos do mundo que, por 
diferentes circunstâncias, não têm possibilidades de ler.

A nossa biblioteca recebeu ainda, como tem acontecido frequentemente, a oferta de livros por parte da professora Teresa Santos, que certamente vão fazer as delícias de todos e enriquecer o fundo documental da nossa BE.   

À tarde, a escola parou mesmo. Foram 15 minutos em que, em vários locais, todos mergulharam no seu livro- à descoberta das histórias, mas também da paz e harmonia que a leitura nos dá.

Boas leituras a todos! 






Sem comentários:

Enviar um comentário