quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Outubro é MIBE!

Cartaz original
da profª Sandra António
Outubro marca o recomeço das atividades da biblioteca escolar, com a receção às turmas de 1.º ciclo e salas do Jardim de Infância, os primeiros empréstimos e atividades.

Estamos em pleno Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), que celebra a importância da leitura, das várias literacias e do conhecimento (e também das atividades lúdicas) que esta nossa casa promove. E, como o lema que nos orienta este mês é "Ler para a paz e harmonia globais", queremos dar umas ideias de como a leitura e os valores de uma verdadeira cidadania andam de mãos dadas.

Começámos com o acolhimento a todas as turmas, com dois livros maravilhosos.

Para a turma de 1.º ano, escolhemos Com a tua pata na minha, de Jane Chapman. Uma história sobre uma lontrinha muito querida que nos fez mergulhar na importância da amizade e da união para ultrapassarmos mesmo a pior tempestade que possa surgir. 

Para os restantes anos a professora bibliotecária escolheu Madeline Finn e o cão da biblioteca, de Lisa Papp, sobre uma menina que não gostava de ler até um dia em que algo extraordinário aconteceu...  Lembrando-se em particular dos alunos que não gostam muito de ler (ou ainda não o descobriram) e mostrando como a leitura em voz alta pode incluir todos de forma harmoniosa e entusiástica, trouxe ainda uma surpresa para todos, vinda diretamente do livro para a escola... E a partir de agora, na nossa BE vive o Be-béu, um cachorrinho que adora ouvir as crianças ler para ele! 

Como este ano abrimos duas vezes por semana para utilização autónoma, os alunos podem vir ler-lhe histórias ao almoço ou no intervalo da manhã! 
Não imaginam a correria que tem sido pegar num livro e ler no cantinho em que o Be-béu espera ansiosamente pelos seus leitores.      
A par da leitura, os alunos podem desenvolver nestes momentos o desenho, colagens e recortes, os jogos de mesa e pedir ajuda para alguma tarefa de que precisem- por exemplo, que a educadora Maria João Nogueira, este ano em apoio à biblioteca, leia para eles.

Entretanto, fizemos também empréstimos para as salas de aula, no apoio à iniciativa "Dez minutos a ler" e podemos dizer que há já muita gente em pulgas para as primeiras leituras.

Também para o Jardim de Infância, além dos livros disponibilizados para empréstimo domiciliário às duas salas, todas as semanas a educadora Fátima Costa vem ler e desenvolver atividades com as crianças. Para já, estão a deliciar-se com a história do Trincas- à procura do monstro, a continuação de uma divertida aventura da escritora Emma Yarlett, que passa por livros clássicos da literatura infantil.

Iniciámos ainda, junto da turma de 3.º ano, e em pequenos grupos, a tutoria de leitura, com que se pretende estimular o prazer de ler e desenvolver a fluência leitora e as competências a ela associadas. Para isso, contamos com o apoio da docente Carla Curado, na seleção de textos e de algumas atividades.

E em breve, nesta biblioteca aqui pertinho, aguardem o que mais temos preparado para todos... Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário