quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Sidónio Muralha, semeador de futuro

102 anos sobre o nascimento de Sidónio Muralha (1920-1982), a Laredo Associação Cultural lembra a importância do autor no panorama literário português, através de uma exposição alusiva à sua vida e obra.

Sidónio Muralha- escritor semeador de futuro, constituída por material infor-mativo, uma máquina de escrever e telefone de época, roda agora pelos estabelecimentos do nosso agrupamento, numa iniciativa da equipa das BE para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, que decorre. 

Importa-nos em particular os seus livros de literatura infantil, até porque Bichos, Bichinhos e Bicharocos é uma obra de Educação Literária das aprendizagens essenciais para o 2.º ano de escolaridade. 

Na EB de Santo Estêvão das Galés todas as turmas e salas do JI, com as suas professoras e educadoras, visita-ram a biblioteca para ver os belos painéis e saber mais sobre o poeta. 

A professora bibliotecária disponibilizou previamente um genially criado a propósito daquele livro, com canções/poemas de Sidónio Muralha (e outras sobre animais), dados biográficos e uma ficha de trabalho. 👉 Bichos, bichinhos e bicharocos


Falou-se sobre o escritor a partir da exploração dos painéis, foram lidos poemas e as crianças ficaram muito entusiasmadas com os antepassados dos nossos telefones e computadores... 

E no fim, no livro de visita da exposição, ficou bem clara a satisfação geral e como esta iniciativa serviu de motivação para a descoberta de mais poemas.

Agradecemos por isso à Laredo a justa homenagem a quem, pela palavra e ritmo, pela graça e imaginação, ajuda a semear futuro(s).


Sem comentários:

Enviar um comentário