quinta-feira, 23 de março de 2023

As razões dos lápis

fotos: professoras Carla Guerreiro
e Clorinda Gonçalves

Um que está cansado de pintar tudo e mais alguma coisa, outro que pouco foi usado, um outro que devia ser usado aqui ou ali- todos eles têm razões de queixa, que vão apresentar por escrito ao menino que os usa. Falamos de lápis e dos pedidos que fazem ao Duarte. 

Aproveitando o facto de a professora Teresa Santos, coordenadora do estabelecimento, ter oferecido à BE um conjunto de lápis novinhos, para os nossos alunos usarem nas horas de utilização livre da biblioteca, lemos esta história nas turmas 1.º e 2.º AS (professoras Carla Guerreiro e Clorinda Gonçalves). 


O dia em que os lápis desistiram, de Oliver Jeffers, é uma história cheia de humor e que nos permitiu também falar das cores que habitualmente usamos para pintar isto ou aquilo, e de alguns preconceitos relacionados com elas, como a velha questão do azul e do cor-de-rosa. 

No 2.ºAS, aproveitámos para mostrar também o livro em inglês e falar um pouco do processo de tradução, e acabámos a fazer cálculo mental, tentando contar de modo mais rápido quantos lápis coloridos nos foram oferecidos. Sabemos já que os meninos de 2.º ano vão relacionar a história com a matemática e os de 1.º ano andam a pensar dar-lhes um uso bem criativo, mas não temos a certeza de que trabalhos nos vão apresentar... O fervilhar de ideias, esse, foi bem grande no dia em que lemos a história.

De certeza que aqui por Santo Estêvão não há dias em que os lápis desistam!

Sem comentários:

Enviar um comentário