sexta-feira, 31 de março de 2023

Leituras em família

Continuamos a maravilhosa experiência de termos familiares dos nossos alunos a ler na biblioteca e em sala de aula. Nas últimas semanas, os leitores mais crescidos vieram partilhar histórias, experiências de leitura e dinamizar atividades muito interessantes à volta dos livros.

fotos: docentes Sónia Pires e Vera Paulo

Na turma 3.ºAS, Ana Filipa Lourenço, irmã do Diogo, escolheu o ternurento Saudades do teu abraço, de Eoin McLaughlin, sobre como ultrapassar as distâncias, por exemplo quando um abraço não pode ser dado... Com objetos de suporte à leitura, criados especialmente para a ocasião, o Diogo acompanhou a irmã nesta demonstração de amor e da importância dos pequenos gestos, que certamente ficará nos corações dos alunos do 3.ºAS.

Sofia Catarino, mãe do Afonso, trouxe também à turma da professora Sónia Pires um livro para nos mostrar a força interior que todos temos, ainda que por vezes duvidemos dela. Há fraquezas e momentos de valentia, somos grandes ou pequenos, como um leão ou um rato, mas afinal somos um pouco dos dois. É esta a base de O leão que temos cá dentro, de Rachel Bright, que nos lembra o fundamental: todos podemos ter uma voz, ou um coração, de leão. Verdade, leõezinhos?...

Ainda para o 3.ºAS, Carla Manata, também elemento da Associação de Pais, preparou a sessão à volta de um livro de Jory John- O ovo bom. Com a ajuda do Alexandre, mãe e filho dinamizaram a leitura (a mãe concebeu e juntos criaram os adereços para a sessão, tal e qual surgem no livro!). Quem diria que os ovos nos podem pôr a pensar que às vezes andamos muito preocupados com os outros e com tudo e acabamos por nos esquecer de nós próprios?... Os alunos falaram do que os preocupa (ou já preocupou), do que é "ser bom" e, numa atividade proposta pela mãe, registaram dois aspetos positivos e dois de que não gostam... Não foi de ovos de Páscoa que se falou, mas foi uma doçura de partilhas.

No 4.ºAS, da docente Vera Paulo, foi Ana Mendes, mãe da Francisca, a propor mais uma inspiradora leitura em família. O mundo está doente e Sofia, a personagem, decide escrever uma Carta aos líderes do mundo. Quais serão os problemas e que soluções pode uma menina apresentar?... O livro de Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva levou os alunos a refletir sobre a urgência de protegermos o nosso planeta e os seres que o habitam. E, para reforçar a atualidade do tema e a importância de cada um de nós, a mãe desafiou também os alunos à escrita de uma carta. 

Que maravilha de encontros literários temos tido! E porque é preciso continuar a ler (sempre), terminamos este período com empréstimos a todas as crianças das salas do Jardim e das turmas de Santo Estêvão das Galés,  para que todos tenham um livro para as férias. 

Boas leituras a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário