sexta-feira, 10 de março de 2023

Semana da Leitura

cartaz: educadora Ana França

Nesta semana em que o mote foi a leitura nas escolas do agrupamento, desenvolvemos as atividades regulares de articulação com os docentes e turmas, bem como outras relacionadas com essa atividade tão importante que é ler.
A professora Clorinda Gonçalves, que no seguimento do estudo da obra A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, tem desenvolvido com os alunos o estudo sobre animais, iniciou o trabalho de pesquisa e de escrita sobre a temática. Em sala de aula, estivemos a apoiar a escrita de texto em computador, a partir das várias características dos animais que os alunos escolheram e sobre os quais pesquisaram. 

No 3.ºAS, da docente Sónia Pires, abordámos o tema da igualdade de género, numa semana em que se assinalou também o Dia Mundial da Mulher, o que nos levou a algumas reflexões com as crianças e à  dos seus pontos de vista. Além dos pequenos filmes que a professora passou em aula, a docente bibliotecária leu o livro Menino, menina, de Joana Estrela, debatendo-se depois sobre várias questões levantadas. 

A leitura foi comemorada também em todas as turmas e salas da EB de Santo Estêvão das Galés. Com o apoio da educadora Maria João Nogueira, a biblioteca escolar fez a ponte entre leitura e o programa Eco-escolas. O Livro da Terra, de Todd Parr, serviu para apresentar conselhos a ter em conta na defesa do planeta e explorar alguns Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. E porque nunca é de mais chamarmos a tenção para estes assuntos, a leitura foi acompanhada por um adereço expressivo- uma mala de primeiros socorros adaptada à temática.

A Semana teve ainda "Leituras em Família", a atividade de leitura com o Jardim de Infância, como é habitual, e na biblioteca recolhemos post-its de leitura por parte de alunos, isto é, as sugestões de alguns dos nossos leitores para os colegas.

Continuação de boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário