segunda-feira, 27 de março de 2023

Tudo ao contrário!

Esta semana, o trabalho colaborativo com o 1.ºAS desenvolveu-se em torno da aprendizagem da língua portuguesa: começámos com a leitura de um livro, passámos para um jogo de descoberta de palavras e, depois, para a representação gestual.

Bem, o que o Ventoinhas e a Ventina, as mascotes da nossa biblioteca, têm a dizer é que... detestaram as atividades e não se divertiram mesmo nada! Calma, que nós explicamos: está bem de ver que a nossa sessão com a turma da professora Carla Guerreiro foi sobre opostos😁. 

fotos: prof. Carla Guerreiro

Depois de uma breve introdução, com o livro pop up Surpresas, os opostos, cada aluno leu em silêncio um conjunto de palavras que lhe calhou em sorte, para saber depois, em voz alta, quem tinha o antónimo.

Mas o divertido mesmo (e difícil!) foi fazer a mímica sobre algumas palavras, tendo a animada plateia de dizer o seu contrário. Juntámos a importância da leitura à descoberta de relações entre palavras, de vocabulário novo e, pois sim, à diversão. 

E foi com "olás" e "façam favor de entrar" que nos despedimos, com algumas das crianças a encontrarem formas de dizer tudo ao contrário. Foi uma sessão com muitos sorrisos, que esses, bem sabemos, não têm oposto que lhes faça frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário